sexta-feira, agosto 11, 2006 Obrigado por Fumar
Eu sou usuário viciado de duas figuras de linguagem (que eu não sei se são figuras de linguagem) assaz interessantes: ironia e sarcasmo. Acho divertidíssimo irritar as pessoas sem muito esforço -- principalmente porque 99% dos seres humanos não conseguem compreender nem a ironia, nem o sarcasmo. Claro que isso gera alguns problemas, mas enfim...

Quando recebi convite para a cabine de Obrigado Por Fumar (Thank You for Smoking), confirmei meu nome na hora. Afinal, era o filme que semeou a discórdia, ao ter cortado (ou não) as cenas de nudez e sexo de Katie Holmes, já que elas vão contra os princípios da cientologia. Era essa a minha vontade de assistir ao filme: saber se ela aparecia pelada, ou não.

Até li a sinopse e tal, pra saber mais do que se tratava... E vi que era uma comédia sobre a indústria do cigarro -- mais precisamente sobre um lobbysta, Nick Naylor (Aaron Eckhart) que defendia o cigarro.

Aí vem logo a primeira cena e mostra exatamente o que será o filme. Um programa de entrevistas, várias pessoas contra o cigarro (incluindo um garoto com câncer) e o nosso herói, que consegue deixar toda a platéria E o garotinho com câncer ao seu favor -- e contra uma associação de proteção dos pulmões, ou algo desse tipo.

É ironia pura. Cada cena, cada diálogo, é tudo lotaaaado de ironia, sarcasmo e um humor negro e ácido maravilhoso. Quando uma coisa é dita, é bom ter em mente que o que aquilo significa, realmente, é exatamente o contrário. Afinal, como o título sugere, Nick simplesmente tenta provar ao mundo que sim, fumar é bom e que não, fumar não faz mal. Pelo menos, não há provas concretas.

Obrigado Por Fumar lembra muito os filmes do Michael Moore -- embora o livro que o original seja bem anterior a 11 de Setembro, mais precisamente de 1992. Mas, não é documentário. É só um filme engraçado com uma enoooorme crítica à sociedade (que, nesse caso, não se resume só aos EUA).

Pra quem gosta desses filmes um pouco mais alternativos, de humor ácido, escondido e, principalmente, inteligente, é um prato cheio. Vale o ingresso. =D

ps. As cenas de sexo da Katie Holmes (que eu chamaria de irônicas) estão sim presentes. Mas nudez...
Constado às 00:00 | Snootchie Bootchies! |   



Play-Asia.com - Buy Video Games for Consoles and PC - From Japan, Korea and other Regions!